Antes de sair de férias estava pensando em escrever (durante as férias) vários artigos/documentos aqui na SCN, o tempo disponível durante as férias para escrever ficou curto, então desta vez resolvi escrever pelo menos um blog.
Muitos devem estar pensando, do porquê alguém está escrevendo alguma coisa na SCN em plenas férias, talvez pensem que minhas férias não estão muito boas, mas este será um pensamento equivocado. Os momentos a beira da praia nos fazem pensar na vida. Abaixo é possível ver um dos momentos que me fazem estar sempre em busca de conhecimento, o que também representa compartilhar este conhecimento...(este momento é uma das justificativas para a minha busca incansável).
Bom, feita a introdução vamos ao que interessa...e para começar de fato, lembrei de algo que acontece comigo com uma certa frequência. Como instrutor da academia oficial de SAP Business One, as primeiras perguntas que me fazem logo no primeira dia de aula é:
" - O que devo estudar para ser um consultor do SAP Business One? "
" - Conseguindo a certificação o emprego é garantido?
" - A academia é suficiente né? "
Espero através deste blog ajudar vocês nesta jornada, as respostas não são simples, também não possuem respostas do tipo "objetivas", afinal a vida não é um questionário com opções de múltipla escolha, normalmente a vida é uma dissertação de longas páginas, escolhas, acertos, erros.
Entre uma das coisas mais importantes para qualquer carreira é saber aonde você está e aonde deseja chegar...é muito provável que para chegar no seu destino o caminho seja longo, muitas vezes pode parecer árduo, às vezes ingrato. Será necessário fazer várias escolhas, entre elas certamente estará a necessidade de dedicar muitas horas de estudo, é muito mais provável que você consiga avançar através da educação do que pela sorte.
Acredito que tudo que virá a seguir servirá para responder parte destas três perguntas e de muitas outras, não há uma resposta exata e talvez o conjunto de algumas das partes abaixo será a resposta, mas para cada um esta resposta poderá ser diferente.
Com sistemas de gestão a primeira experiência foi conduzir (como funcionário) a implantação de um sistema em uma empresa, passei uns três anos na empresa, trabalhei em todas as áreas durante o processo de implantação, o que me deu muita experiência e conhecimento sobre o negócio, os processos comerciais, tudo. Após concluir a implantação acabei sendo convidado para ser o gerente da empresa, aceitei o desafio, que mais uma vez me deu muita experiência (pessoas, resultados, negócios, negociação, visão comercial), mas após um tempo senti falta do desafio da tecnologia na minha vida, então...fui para o mercado.
Lembro do primeiro momento em que vi algo sobre esta empresa a SAP, em meados de abril de 2007 estava em busca de uma nova oportunidade de trabalho, fui surpreendido na época com um anúncio de página inteira em um grande jornal aqui do sul (Zero Hora), no qual estavam buscando profissionais para a empresa que acabará de se estabelecer no RS especificamente em São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre), local onde foi erguido o SAP Labs Latin America, o anúncio estava escrito em inglês e me chamou muito atenção, na época não atendia a todos requisitos, mas uma coisa ficou guardada "um dia vou trabalhar nesta (ou para esta) empresa".
Antes de entrar no mundo SAP passei anos implantando, dando consultoria, suporte, vendendo outros sistemas: gestão comercial, nota eletrônica (NF-e era novidade), ERP, CRM, sistemas contábeis (todas as áreas: fiscal, dp, contabilidade, ativo e outros...), gestão imobiliária, enfim foi uma grande experiência trabalhando em uma das 10 maiores empresas de software do Brasil, após 5 anos mais de 100 diferentes empresas implantadas, senti que estava faltando algo, novos desafios.
Então a primeira certificação SAP, foi no segundo semestre de 2012 quando fiz a academia: SAP Certified Application Associate - SD - Order Fulfillment with SAP ERP 6.0 EHP4 em uma turma de 6 pessoas apenas eu e outro passamos no exame, foi a prova mais difícil da minha vida, muitas questões baseadas em apostilas que somavam 1500 páginas, embora abordassem apenas uma área de negócio, a preparação para a prova foi longa, incluindo após a academia, uma semana de estudos que se estendiam das 9:00 da manhã até as 22:00, fora de casa na biblioteca da minha faculdade, evitando assim distrações.
Durante a academia fui apresentado ao site da SAP onde são disponibilizados os manuais dos sistemas, fonte gigantesca de informações, disponível em:
SAP Help Portal – The central place for SAP documentation disponível para todos, sem necessidade de login, informações sobre todos os produtos.
Após a academia descobri a SCN, surgiu como outra fonte inesgotável de conhecimento, informações, compartilhamento de experiências, solução de problemas. Enquanto muitos investiam tempo no Facebook, aplicava o meu tempo navegando na SCN.
Após esta certificação foram 3 meses em busca de uma oportunidade de trabalho, neste período participei de todos os eventos que aconteceram na região relacionados a SAP, busquei fazer networking. Em seguida encontrei um anúncio sobre uma consultoria que estava procurando profissionais para suporte de SAP, enviei o currículo mas na primeira visualização a empresa de seleção contratada para fazer o processo de seleção não havia selecionado o meu currículo, fiquei sabendo disto quando liguei no RH e falei com a responsável pela seleção, nesta ocasião tive a oportunidade de vender o meu peixe, destaquei tudo que tinha feito, convenci a recrutadora que estava preparado para a vaga, tinha experiências e conhecimento, deu certo, mas...logo de cara fui questionado se faria parte dos meus investimentos fazer outra certificação (tinha acabado de investir mais de R$ 10.000,00 na academia de SD e teria que investir mais de R$ 4.000,00 para a academia de SAP Business One), sem pestanejar garanti que sim.
Antes de concluir o processo seletivo e começar a trabalhar na consultoria, descobri que a vaga era para o ERP SAP Business One, então comecei a procurar informações sobre o produto, como funcionava a academia (informações neste link), quais seriam os pré requisitos, logo ali descobri que o consultor tipicamente atuava implantando todo o ERP, diferente do ECC (R/3) onde um consultor tipicamente aborda apenas uma área, mas isto não seria um problema já que havia implantado antes os mais variados sistemas, passando por diversas áreas de processos empresariais e tipos de empresas. Porém uma questão muito forte veio atona, a necessidade de aprofundar os conhecimentos de contabilidade, já que o SBO trabalha em segundo plano 100% baseado em contabilizações.
Pensando nisto (ainda sem ter sido contratado) investi na aquisição e leitura de um livro, básico, barato, mas excelente. Como o próprio título diz: Contabilidade Fundamental, Editora Saraiva, autor Osni Moura Ribeiro (pode ser qualquer edição, detalhes neste link). Porém embora básico o livro me deixou afiado, fez entender melhor e relembrar as implantações de sistemas contábeis que havia feito, me colocou a frente dos outros candidatos, pois estava com a contabilidade na ponta da língua. Se tiver outra indicação de livro sobre contabilidade, não fique com dúvida, LEIA, pois o importante e ler algo novo, qualquer coisa será melhor do que ficar parado.
No primeiro dia útil de 2013 comecei a atuar no suporte do SAP Business One em uma consultoria parceira SAP, durante a fase de treinamento assisti a todos os vídeos disponibilizados na época para a versão 8.82 do SAP Business One e li um conjunto de PDFs também disponibilizados, que na ocasião eram chamados internamente de TBs, apesar deste material ser de uma versão anterior do sistema é muito interessante, se você conhece alguém que ainda tenha este material pode ser válido assistir. Logo em março de 2013 fiz a academia de SAP Business One, mais uma vez a prova de certificação foi dura, composta de duas partes, uma baseada em um conteúdo específico de localização e a outra parte com o conteúdo global, os estudos preparatórios para a prova foram mais uma vez longos, voltei para a biblioteca da faculdade, horas de estudos sem distrações, por fim o objetivo foi atingido, certificação conquistada.
Em 2013 descobri o perfil de um membro da comunidade que me fez refletir muito, acredito que quem estiver lendo este artigo deva conhecer o Ravi Sankar Venna ele é responsável por um dos blogs mais lidos pela comunidade How to transform yourself from a fresher to an expert SAP Consultant? (são mais de 140.000 visualizações, até fev/2016), para este blog houve uma tradução feita pelo Marssel Vilaça publicada no blog http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2013/09/01/como-um-iniciante-pode-tornar-se-um-consultor-s%C3%AAnior. Além do blog destacado, existe uma dezena de outros publicados tanto pelo Ravi, quanto pelo Marsell que devem fazer parte da leitura de todos, entre no perfil deles e clique na aba "Content".
Atualmente está sendo disponibilizado e mantido pela equipe da SAP na SCN todo o material de academia, existem dois documentos que são atualizados frequentemente com os novos materiais:
SAP Business One Academy - Main Pageneste link está o material em inglês.
Academia SAP Business One_Página Inicial aqui está o link do material em português do Brasil.
Tips for preparing for the SAP Business One CTB1200 certification
http://help.sap.com/saphelpiis_hc/B1_Image_Repository/Consultant_Training/Basic/B1_90_Study_Guide.pdf aqui está disponível um guia de estudo.
Existe um canal no Youtube onde são compartilhadas pela SAP as apresentações do SAP Business One, que incluem novas funcionalidades das novas versões, este material está disponível em:
Obs.: Todos os links aqui disponibilizados estavam válidos em 15/02/2016.
Se você chegou até o final e não passou por nenhum dos links, recomendo acessá-los, todos os materiais são importantes e lhe ajudará com o SAP Business One.
A medida do possível estarei incluindo mais informações aqui, todos os comentários serão bem vindos aqui neste blog, assim podemos um colaborar com o outro.
Espero que tenham gostado da leitura.
Não deixe de registrar seu feedback.
Abraços,
Rodrigo da Costa Feula